O conceito de chefia e liderança costumam, normalmente, andar juntos em diversas empresas. Muito mais do que um conceito, é importante ter em mente como ser cada um deles, e claro, desenvolver potenciais que te ajudem a decidir qual a melhor solução.
De modo geral, quando falamos em chefia, estamos nos referindo a um nível de hierarquia dentro da empresa, acima dos demais profissionais. Por sua vez, a liderança está ligada à capacidade de conduzir situações e envolver os demais funcionários. Em outras palavras, é possível que um chefe não tenha liderança e que um líder não seja o chefe.
Regularmente, percebemos que são muitas as pessoas interessadas em assumir cargos de chefia, a fim de conquistar pontos mais altos da carreira. Porém, a transição entre a chefia e a liderança exige dedicação, aprendizado e vivência.
Nesse artigo, iremos te ajudar a pensar como um líder. E desenvolver competências que te deixem mais próximo dos seus sonhos. Vem conosco e boa leitura!
A escolha entre chefia e liderança é uma decisão sua!
Primeiramente, você precisa entender que alcançar o posto de chefia ou líder possui caminhos diferentes. Ainda que eles possam acontecer ao mesmo tempo, um chefe
depende diretamente da decisão da empresa. Já o líder, pode surgir a partir de ações e comportamentos juntamente com quem trabalha com você. Porém, é possível que um chefe nunca se torne um líder de verdade. E que um líder, mesmo sem alcançar a posição de chefia, influencie de maneira positiva todo um setor.
Mas como isso acontece? Podemos relacionar a postura de liderança com três pontos.
Envolvimento profissional e pró-atividade
A liderança costuma nascer no aprendizado. Diferente do que muitos pensam, é uma competência que pode ser aprendida, desenvolvida e aplicada no dia a dia. Quando um profissional antecipa uma solução, engaja sua equipe na realização de uma tarefa ou mesmo traz para si a responsabilidade, ele está exercendo a liderança. No mundo corporativo, ser pró-ativo é o primeiro passo para ser líder.
Inspiração colocada em prática
Com certeza você já leu sobre grandes empresários que começaram do nada. Aliás, há casos como de Jeff Bezos da Amazon ou Bill Gates da Microsoft, em que construíram um império a partir do nada. Em comum, é possível perceber sempre uma coisa: o esforço e a inspiração em vencer.
Por isso, é importante que a meta seja executar com excelência o seu trabalho. Os altos postos não são o destino e sim a causa de uma rotina disciplinada e envolvente.
Chefia e liderança dependem de maximização de resultados
Por outro lado, é necessário compreender que a melhor forma de liderar é ser o exemplo. E no mundo empresarial, exemplo está sempre relacionado a resultados. Ou seja, de nada adianta boas ideias, boas soluções se os seus números não correspondem ao que você diz. Aqui, vale sempre a máxima de você ser observado pelo que faz, e não pelo que fala.
4 Dicas essenciais para se tornar um excelente líder
A partir das apresentações que fizemos acima, você já é capaz de concordar: o foco no mundo corporativo é se tornar líder. Isso porque eles trazem muito mais benefícios e vantagens, tanto para a equipe quanto para a empresa. Mas como ninguém nasce na liderança ou chefia, separamos algumas dicas para você começar a colocar em prática. Vamos a elas!
Tudo começa com autoconhecimento
Se ao entrar em uma empresa você está disposto a conhecer sobre ela, seu histórico e seus serviços e produtos, você está no caminho certo. Contudo, você precisa antes conhecer sobre você. O autoconhecimento, neste caso, se aplica a saber suas competências, pontos fortes e talentos que irão contribuir para os bons resultados. E o mais importante: você também deve elencar pontos fracos e desafios, para que consiga vencê-los ou corrigi-los.
Na chefia ou na liderança, se destaca quem está sempre aprendendo
Seja para gerir pessoas, processos ou produtos, é necessário que você domine tudo que se relaciona a isso. Primeiramente, porque o aprendizado no mundo atual muda o tempo todo, como indicam pesquisas sobre o futuro do trabalho. Além disso, o conhecimento é a única bagagem que você carregará por toda a vida. Por isso, não economize em estudos. Seja com livros, palestras, cursos, treinamentos. Quando você deixa de aprender, você deixa de crescer. Tanto pessoal quanto profissionalmente.
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Otimize sua produção
A palavra de ordem dos tempos modernos é otimizar. Isso porque, com o advento da tecnologia e novas ferramentas de produção, o tempo se tornou algo ainda mais precioso. Por isso, você precisa ser conciso e assertivo nas decisões. E isso está relacionado diretamente ao tópico anterior, sobre estudar. Otimizar a produção é essencial, tanto para a chefia quanto para a liderança. Ou você acha que será produtivo se não for capaz de fazer reuniões curtas, criar processos funcionais ou mesmo focar no trabalho?
Transforma a gestão em algo macro
Fazer a gestão de forma ampla e coordenada é um dos maiores desafios, seja dos chefes ou dos líderes. E quando falamos em macrogestão, sugerimos que se foque menos nos processos e mais nos resultados. Por exemplo, pense em um funcionário que não costuma cumprir os horários de forma rígida mas tem excelente produção. Com isso, não estamos dizendo que toda empresa precisa abandonar horários ou diretrizes. Porém, a dinâmica precisa ser mais eficiente e pensar, primeiro, no que está funcionando em relação ao resultado.
Uma empresa com todos os processos corretos que não é rentável, certamente irá fechar as portas. Por sua vez, o contrário pode ser solucionado.
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Humanize o relacionamento
A última dica é primordial para quem deseja ser líder ou assumir um cargo de chefia. Se antes falamos dos processos e da tecnologia, agora é o momento de falar das pessoas. E por isso, é necessário entender que o relacionamento de uma equipe exige a humanização de tudo que é dito e discutido.
Humanizar, neste caso, é tratar a partir das qualidades e defeitos que são de cada pessoa. Respeitar essa individualidade e ser capaz de aproximar do universo do outro é ouro dentro de uma empresa.
Lembre-se sempre: uma equipe humanizada se sente valorizada. E isso vai render muito mais para qualquer empresa.
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Conclusão
De acordo com tudo o que abordamos neste artigo, construir um futuro profissional dentro de um setor de chefia ou de liderança, é possível. Contudo, ele exige qualificação, dinamismo, aprendizado e conhecimento diário.
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