Primeiros socorros: saiba o que é e qual a sua importância

Os primeiros socorros têm uma grande importância, porque evitam acidentes ou agravamento da saúde e integridade física de uma pessoa. Por isso, aprender essas técnicas é fundamental.  Tratam-se de técnicas de emergências que são aplicadas para vítimas que necessitam de ajuda imediata. Isso pode ocorrer devido a acidentes ou por súbitos e que precisam aguardar […]

Os primeiros socorros têm uma grande importância, porque evitam acidentes ou agravamento da saúde e integridade física de uma pessoa. Por isso, aprender essas técnicas é fundamental. 

Tratam-se de técnicas de emergências que são aplicadas para vítimas que necessitam de ajuda imediata. Isso pode ocorrer devido a acidentes ou por súbitos e que precisam aguardar o atendimento médico. 

E alguns conhecimentos simples ajudam até mesmo a salvar uma vida! Porque mantém os sinais vitais até o momento de chegada dos médicos socorristas ao local. 

Por isso, conhecer e entender essa importância é válida para diversas situações. Quer saber mais sobre este assunto? Então não deixe de acompanhar o nosso post até o final! 

Conhecendo os primeiros socorros

Chamam-se primeiros socorros os cuidados iniciais para atender uma vítima em situação de emergência. Eles podem ser aplicados por qualquer pessoa, conhecedora das técnicas, até a chegada do atendimento médico.

Essas intervenções são feitas rapidamente, logo após a ocorrência do acidente ou mal súbito. E quem for prestar este socorro precisa estar calmo para agir corretamente. 

Para prestar os primeiros socorros, é muito importante afastar os curiosos que podem estar no local. Além de garantir que o serviço de emergência seja acionado. 

Outro ponto importante é certificar-se das condições para prestar o socorro, sem que seja um risco para quem for atender.

Um socorrista é a pessoa treinada profissionalmente para prestar os primeiros socorros. Mas nem sempre estamos perto de uma pessoa tecnicamente capacitada para atender a situação. 

Portanto, é muito importante que todos busquem conhecer sobre este assunto e garantam que os primeiros socorros sejam feitos da forma correta. Caso contrário, a situação pode se agravar. 

Porque aprender os primeiros socorros é importante?

Uma situação emergencial é algo que ninguém pode prever. Porque na correria do dia a dia, qualquer pessoa pode passar por isso, seja sofrendo uma lesão, um acidente no trânsito ou trabalho. Ou mesmo tendo um mal súbito. 

E é nessa hora que o papel dos primeiros socorros se manifesta. Eles farão a diferença entre a vida e a morte da pessoa que necessita de atendimento emergencial. 

Mas para ajudar alguém, é preciso saber como agir. Não adianta uma pessoa nervosa com a situação tentar resolver isso. 

Porque é preciso manter a calma e chamar o serviço profissional o mais rápido possível. E aplicar as técnicas para manter a integridade e os sinais vitais da vítima. 

Essas medidas irão estabilizar o quadro da pessoa até a chegada do serviço médico para o atendimento profissional. 

Um simples ato de engasgar, por exemplo, pode colocar a pessoa em risco. Por isso, um atendimento rápido e preciso ajuda a salvá-la. 

Essas técnicas são cada vez mais valorizadas, inclusive entre muitas empresas, principalmente as indústrias. Por isso, oferecem o treinamento de primeiros socorros a seus colaboradores. 

Procedimentos de primeiros socorros

Agora que você entendeu o que são e qual a importância dos primeiros socorros, separamos abaixo algumas dicas com técnicas para diferentes situações do dia a dia. 

Vale ressaltar que nosso objetivo com este conteúdo é contribuir para os conhecimentos básicos que você pode fazer para salvar uma vida. Mas nunca deixe de buscar socorro médico rapidamente. 

Entenda agora sobre os procedimentos de primeiros socorros com as nossas dicas. 

Primeiros passos

Se você estiver diante uma situação de emergência, mantenha a calma e siga os procedimentos a seguir:

  • veja se a vítima consegue falar ou manter o raciocínio, mas sem forçá-la a isso;
  • busque a manter calma;
  • não mova a pessoa do lugar;
  • afaste qualquer curioso;
  • verifique a respiração e pulsação da vítima.

Tipos de prestação de socorro

Existem diferentes situações emergenciais onde os primeiros socorros são necessários, como por exemplo:

  • queimaduras;
  • fraturas;
  • engasgos;
  • paradas respiratórias;
  • cortes;
  • parada cardíaca.

Prestar o socorro é muito importante e cada segundo conta para que a vítima seja encaminhada sem riscos ao hospital. 

Socorrendo parada cardíaca

Em uma parada cardíaca, que é a perda repentina da função do coração, a pessoa sente uma forte dor, perdendo a consciência e a respiração.

É preciso socorrer a vítima nos três primeiros minutos do ataque. Primeiramente, deve-se deitá-la de barriga para cima e inclinar o queixo. Os braços devem ficar esticados.

Coloque a palma de uma de suas mãos em cima do tórax da vítima e com a mão livre, pressione por cima. Faça isso durante 18 segundos, por 30 vezes. Repita o procedimento e solte ambas as mãos para que o coração possa bater. 

Se a vítima for um bebê, use o dedo indicador e o médio, pressionando o coração com dois empurrões a cada segundo. 

Parada respiratória

Quando ocorre uma parada respiratória, onde o cérebro para de receber oxigênio, a vítima também deve ser colocada de barriga para cima e com o queixo erguido. 

Com os dedos polegar e indicador, feche as narinas e encoste os seus lábios nos da vítima, sofrendo para levar ar aos pulmões. 

Faça esse procedimento aliado a uma massagem cardíaca. Após 10 sessões de pressão no tórax, dê dois sopros. 

Engasgos

Um método muito usado para salvar vítimas de engasgos  é a manobra de Heimlich. Ou seja, quando a pessoa fica atrás da vítima, apoiando uma das pernas entre as pernas da vítima. 

Com a mão esquerda, feche-a sobre o polegar direito dobrado e pressione acima do umbigo da vítima. A mão direita estará aberta e deve empurrar a mão fechada. 

Se a vítima do engasgo for um bebê de até um ano, ele deve ser colocado de barriga sobre um dos braços e com a cabeça direcionada ao chão. Com a mão aberta, bata por cinco vezes nas costas.

Em caso de o procedimento não tiver sucesso, vire o bebê com a barriga para cima e pressione os dedos indicador e médio sobre o tórax, cinco vezes seguidas. 

Cursos de primeiros socorros do Portal IDEA

Como você pode ver neste texto, o conhecimento de primeiros socorros são fundamentais para salvar vidas. E as situações emergenciais não tem data nem local certo para acontecer. 

Assim, é importante saber que existe um socorro diferente em cada caso, que deve ser atendido de forma correta. 

Pensando nisso, o Portal IDEA tem cursos na área de primeiros socorros que atendem a diferentes situações. Desde o curso de noções básicas, incluindo primeiros socorros no esporte e no trânsito.

De forma acessível, eles contribuem para que mais pessoas aprendam sobre primeiros socorros e atendam de forma eficiente. 

Por isso, aproveite este momento e inscreva-se agora mesmo nos cursos de primeiros socorros no site do Portal IDEA!

O curso é 100% online e gratuito. Você só paga a emissão do certificado, que é apenas R$39,90 para diplomas digitais. Não perca essa oportunidade única, inscreva-se já!

 

MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ

Quer mais de 3.000 cursos gratuitos?

No Portal IDEA você tem uma variedade imensa de conteúdo e pode obter certificados virtuais ou físicos válidos em todo Brasil!